A tradição das festas juninas ganhou um significado ainda mais especial na Escola João Belmiro, que integra a rede municipal de ensino de Bayeux, com a realização de uma apresentação de estudante de uma quadrilha junina em Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante a abertura do II São João de Bayeux, que tem como tema: “Educação que vive, cultura que resiste”, que ocorreu nesta quarta-feira (10). O evento segue até a próxima sexta-feira (12), no ginásio de esportes do bairro de Tambay, a partir das 8h.
Durante a apresentação, os alunos demonstraram criatividade, dedicação e conhecimento da Libras, adaptando os elementos tradicionais da quadrilha para a língua de sinais. A iniciativa proporcionou uma experiência acessível e enriquecedora, permitindo que a comunicação e a expressão cultural fossem compartilhadas por todos.
“São ações como essa que fortalecem o compromisso da nossa gestão com uma educação inclusiva, participativa e sensível às diferentes formas de expressão”, ressaltou a prefeita Tacyana Leitão.
De acordo com a professora Sharlotte Avelino, a ideia de fazer uma quadrilha inclusiva surgiu a partir de um aluno com deficiência auditiva. Os alunos dos 6º ao 9º ano se reuniram, começaram a estudar a linguagem e fizeram adaptação de duas músicas juninas para tradução em Libras.
“Eu sou professora da sala de recursos da escola e sempre tive essa vontade de que os alunos aprendessem mais uma língua para fomentar a inclusão na escola, até porque, nós temos um aluno surdo mudo e os estudantes demonstraram interesse. Então, quando tem eventos culturais, os alunos do projeto recebem aula com meses de antecedência e a gente tenta atrelar a língua a cultura”, explicou a professora.
Além de preservar as tradições juninas, Avelino ressalta que o projeto implantado na escola reforça a importância da inclusão, do respeito à diversidade e da promoção da acessibilidade no ambiente escolar. A atividade também contribui para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a comunidade surda e a relevância da Libras como instrumento de comunicação e cidadania.