A Prefeitura de Bayeux encerrou, nesta segunda-feira (31), a programação do Agosto Lilás com a realização do evento Honra Lilás, promovido pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. A solenidade aconteceu no Fórum de Bayeux e reuniu profissionais, representantes de instituições, empresas e parceiros que contribuem para o enfrentamento à violência contra a mulher e para o fortalecimento da rede de proteção no município.
A iniciativa teve como objetivo reconhecer pessoas e instituições que desenvolvem ações de acolhimento, prevenção, proteção, formação e garantia de direitos das mulheres. Durante o evento, os homenageados receberam o Troféu Honra Lilás ou a Medalha Honra Lilás, de acordo com as categorias estabelecidas pela secretaria.
À frente da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Dani Dantas ressaltou que a homenagem representa o reconhecimento a quem participa diariamente da construção de uma rede de proteção mais efetiva.
“O Honra Lilás é uma forma de dizer muito obrigada a quem está na linha de frente, a quem acolhe, orienta, protege e também a quem ajuda a construir políticas para as mulheres. Ninguém faz esse trabalho sozinho. Quando diferentes setores se unem, conseguimos oferecer uma resposta mais forte para quem precisa e avançar na prevenção da violência”, afirmou.
A prefeita Tacyana Leitão reforçou a importância de reconhecer os profissionais e parceiros que contribuem para a proteção das mulheres em Bayeux.
“A proteção das mulheres precisa estar presente todos os dias, não apenas durante o Agosto Lilás. Por isso, hoje é dia de reconhecer quem faz esse trabalho acontecer, muitas vezes de forma silenciosa, acolhendo uma mulher, orientando uma família ou ajudando a garantir que um direito seja respeitado. Essa rede precisa ser cada vez mais forte, e a Prefeitura vai continuar fazendo a sua parte”, declarou.
O Troféu Honra Lilás foi entregue a:
Já as Medalhas Honra Lilás contemplaram profissionais, instituições e parceiros em diferentes áreas de atuação.
Secretários e profissionais que atuam na linha de frente
Órgãos e instituições parceiras
Destaque em formação e capacitação
Cultura e arte
Segurança e proteção à mulher
Empresas e instituições parceiras