Prefeitura de Bayeux conquista 1º lugar na Região Metropolitana em gestão do Bolsa Família e Cadastro Único

Publicado em 25 de maio de 2026, por Comunicação | Categoria: Destaque

A Prefeitura de Bayeux alcançou um importante reconhecimento na gestão pública e conquistou o 1º lugar no ranking do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) da Região Metropolitana. O indicador mede os resultados da gestão do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único nos municípios brasileiros.

De acordo com o Relatório de Desempenho Municipal, referente a março de 2026, Bayeux atingiu uma média de eficiência de 92,21%, superando cidades como João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo e Campina Grande. O resultado coloca o município operando 3,9% acima da média nacional.

O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelo acompanhamento da frequência escolar, atualização cadastral e monitoramento das condicionalidades da saúde e educação, fruto do trabalho integrado entre a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e das ações intersetoriais desenvolvidas pela gestão municipal.

Entre os indicadores apresentados no relatório, Bayeux alcançou:
96,31% — TAFE (Taxa de Acompanhamento da Frequência Escolar);
85,62% — TAAS (Taxa de Acompanhamento da Agenda de Saúde);
93,46% — TAC (Taxa de Atualização Cadastral).

Além dos avanços nos índices, outro destaque da atual gestão foi a eliminação da fila de atendimento para o Cadastro Único. Atualmente, a população não precisa mais realizar agendamento prévio para fazer ou atualizar o cadastro, garantindo mais agilidade e acesso aos serviços.

A prefeita Tacyana Leitão comemorou o resultado e destacou o trabalho conjunto das equipes municipais. “Esse resultado mostra que quando existe compromisso, organização e cuidado com as pessoas, os resultados aparecem. Nossa gestão tem trabalhado para garantir um atendimento mais humanizado, acessível e eficiente para quem mais precisa”, afirmou.


DESTAQUES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS



QUADRO DE AVISOS