Coronavírus: Prefeitura de Bayeux publica novo decreto e amplia medidas de enfrentamento ao Covid-19

O prefeito Berg Lima determinou, na tarde desta sexta-feira (20), a publicação de um novo decreto de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). As medidas incluem proibição de funcionamento para empresas privadas e detalha funcionamento de órgãos públicos durante a crise de saúde.

“São novas rotinas pensando no nosso povo e na nossa cidade”, afirma o gestor. “O enfrentamento desta crise passa fundamentalmente pelo governo municipal, mas é o momento de toda cidade entender a gravidade do problema e atuar em parceria com o poder público para evitar a propagação desse vírus”, acrescenta.

Entre as recomendações, o decreto nº 15/2020 detalha como se dará o funcionamento das repartições públicas municipais durante a crise. Segundo o documento, “fica determinada a suspensão do atendimento presencial ao público e autorizado o teletrabalho (home office)” para todas as secretarias, com exceção do Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria de Segurança. Haverá ainda expediente administrativo (interno) das 9h as 11h, a partir da segunda (23).

A pasta da Saúde terá os serviços essenciais mantidos, redução das atividades de média complexidade, do atendimento ao público na sede e Policlínica e redução das atividades no Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Atenção Psicossocial e Centro Especializado em Reabilitação (veja o detalhamento dos artigos 2º ao 11º do decreto).

No decreto 15/2020 determina a proibição de funcionamento de academias, centros de ginástica e similares, salão de beleza, clínicas de estética, barbearias, salões de festas, casas noturnas e bares. “Fica determinado a partir do dia 21 de março de 2020, a alteração do funcionamento do comércio, que passará a funcionar das 9h às 15h”, detalha o texto. Foi, ainda, recomendada a suspensão dos atos religiosos presenciais que possam acarretar aglomeração de mais de cinco pessoas.

Segundo decreto, a determinação de horário não se aplica aos supermercados, mercados, mercearias, agências bancárias, posto de gasolina, padarias, farmácias e serviços de saúde, como hospital, clínica, laboratório e estabelecimentos congêneres.

A cidade de Bayeux ainda não tem casos confirmados do novo vírus e a prefeitura disponibiliza canais oficiais para notificação: Celular 99601-2349, WhatsApp 98653-0175 e e-mail notificabayeux@outlook.com

Decreto 15 2020