Prefeitura Municipal de Bayeux realizou nesta quarta-feira(5) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria de Ação Social, realizou nesta quarta-feira(5), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Auditório da Escola Técnica.

A conferência teve como tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos é o SUAS que queremos”, o tema escolhido teve como objetivo fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários. Sendo necessário debater o acesso aos serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social.

Na ocasião estiveram compondo a mesa o Secretário de Ação Social, Robertino Lopes, a Presidente da comissão de conselho da Assistência Social, Célia Domiciano e Liziane Lins representando o Gabinete da Prefeitura Municipal.

A Conferência contou com uma programação intensa com Palestra Magna, conduzida por Francisca das Chagas, debates e formação das plenárias temáticas que foi dividido em cinco(5) eixos.

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

O Secretário de Ação Social, Robertino Lopes, reforça a importância de conferências para promover o diálogo entre o poder público e os seus servidores. “Tivemos um auditório lotado de participantes com o intuito de lutar por melhorias para população. Um momento para avaliarmos o SUAS que construímos até aqui e visualizar os desafios para o SUAS que desejamos”, destacou o Secretário.