Cobertura vacinal em Bayeux: Estratégias para aumentar a imunização na cidade

A cobertura vacinal é uma das principais medidas de prevenção e controle de doenças infecciosas. E na manhã de hoje (13), foi realizada uma reunião para buscar promover a imunização como uma forma eficaz de proteger a saúde da população.

Análise da cobertura vacinal em Bayeux:
Para avaliar a situação atual, é importante examinar a cobertura vacinal em Bayeux com base nos dados disponíveis. Os números fornecidos pelos órgãos de saúde indicam a porcentagem de pessoas imunizadas em relação à população-alvo para cada vacina. Essa análise permitirá identificar possíveis lacunas e áreas que necessitam de intervenção.

Estratégias para o aumento da cobertura vacinal em Bayeux:

1. Educação e conscientização: Desenvolver campanhas educativas sobre a importância da vacinação, seus benefícios e eficácia. Essas campanhas devem ser direcionadas a diferentes grupos populacionais, abordando mitos e informações falsas sobre vacinas, a fim de melhorar a compreensão e confiança na imunização.

2. Parcerias com instituições e profissionais de saúde: Estabelecer parcerias com associações, igrejas , ONGs e buscas ativas.Essas parcerias podem facilitar o acesso às vacinas e ampliar a divulgação das campanhas de imunização.

3. Atendimento especial a grupos vulneráveis: Identificar grupos populacionais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, imunossuprimidos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, e implementar estratégias específicas para garantir a vacinação desses indivíduos.

4.Registro e monitoramento da cobertura vacinal: Fortalecer o sistema de registro e monitoramento da cobertura vacinal em Bayeux, permitindo o acompanhamento em tempo real e a identificação de áreas com baixa adesão. Isso ajudará a direcionar esforços e recursos para as regiões que mais necessitam de intervenção.

“Aumentar a cobertura vacinal em Bayeux é um desafio crucial para proteger a saúde da população. Através de estratégias como educação, ampliação dos pontos de vacinação, parcerias com instituições de saúde, atendimento especial a grupos vulneráveis e um sistema eficiente de registro e monitoramento, é possível promover a conscientização e o acesso”, afirmou a prefeita Luciene Gomes.

Participam da reunião a prefeita Luciene Gomes, a secretária de Saúde Rosiene, Dra Lurdes da fio Cruz e Dr. Akira da biomanguinhos e coordenadores de imunização e atenção básica.