Parceria entre Prefeitura de Bayeux e SESC oferece exames gratuitos de mamografia e citológico no município

Em parceria com a prefeitura municipal de Bayeux, a Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher estaciona no Município neste mês de Setembro, oferecendo gratuitamente exames preventivos de câncer de mama, para mulheres de 50 a 69 anos, e do colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos. Os atendimentos têm início na próxima quinta-feira , dia 15, e para realizar o agendamento, as interessadas devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de seu domicílio, portando cópia do RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum e letal entre as mulheres, e o de colo do útero, o terceiro tumor mais frequente na população feminina. Atividade física e uma alimentação saudável são considerados os principais fatores de proteção contra a doença. A detecção precoce é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e possibilitar mais chances de tratamento.

Para a realização dos atendimentos, o Sesc dispõe, na unidade, de consultório equipados para a realização dos exames citopatológicos (preventivo); sala de mamografia (espaço composto de mamografia digital, estação de trabalho e negatoscópio); banheiro privativo e área para ações educativas. A ação é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Bayeux. A unidade está localizada na Avenida Liberdade, 3720.