Prefeitura de Bayeux faz alerta em Dia Nacional de Combate ao Fumo

No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha visa reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para todos os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferta tratamento gratuito para os cidadãos tabagistas que desejam parar de fumar.

A data foi criada em 1986 pela Lei Federal 7.488 com a finalidade de conscientizar a população sobre os danos causados à saúde e reforçar ações nacionais para prevenção e combate ao tabagismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. O cigarro mata, a melhor opção é não fumar.

Sobre o ‘Programa Municipal de Controle e Tratamento de Tabagismo’ a Secretária de Saúde, Rosiene Sarinho reforça: “ O programa é sensibilizar e mobilizar a população para os danos sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo consumo de produtos derivados do tabaco e alertar para o fato de milhares de pessoas que mesmo sem fumar morrem em decorrência do fumo passivo. Com esse atendimento temos ajudado as pessoas que fumam há 30 ou 40 anos a largar o cigarro. “Os participantes recebem acompanhamento psicológico, com o desenvolvimento de técnicas cognitivo-comportamentais, a fim de trabalhar o lado psicológico de quem possui dependência química dos componentes do cigarro. Muitas vezes as pessoas pensam que é o medicamento que vai fazer parar de fumar, mas é preciso que a pessoa realmente mude o comportamento e queira largar o vício””, explicou.

Para buscar tratamento ou informações procure a Unidade de Saúde mais perto de sua residência. A saúde de Bayeux disponibiza equipe multiprofissionais que vão auxiliar no tratamento. As unidades que fazem parte do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo: baralho, Mário Andreazza (4/5), rio do meio (1/2). O paciente deve ir a uma dessas unidades.

Parar de fumar é uma grande decisão, dizer não ao tabaco é a melhor escolha.