Mutirão atende mais de 20 pacientes e reduz fila da endoscopia em Bayeux

Na manhã desta quinta-feira ( 25), a prefeitura municipal de Bayeux, através da secretaria municipal de saúde, realizou o 6º Mutirão de Endoscopia no hospital materno infantil no município, atendendo mais de 20 pacientes e reduzindo a fila de espera.

A saúde dos bayeuxenses é prioridade para a gestão da prefeita Luciene Gomes, desta forma os mutirões vem para ajudar muitas famílias que não tem condições financeiras de fazer o exame. É uma questão de humanidade atender essas pessoas que tanto precisam.

A secretária de saúde, Rosiene Sarinho ressalta a importância do mutirão para diminuir e até zerar as filas de espera por estes exames. “Nosso objetivo é zerar a fila de espera para estes exames, realizando o máximo possível de atendimentos, visando a melhoria da qualidade de vida do usuário do SUS”, destacou a secretária.

Os exames foram realizados pelo médico, Dr. Gerônimo França de Almeida (CRM 6574). Ele explica que o mutirão visa reduzir o tempo de espera para realizar estes exames, contemplando os pacientes que estão na expectativa de serem chamados. “Hoje temos muitas pessoas aguardando uma demanda reprimida por este exame que é regulado pelo município, a ideia é usar um recurso disponibilizado pelo município para diminuir o tempo de espera dessas pessoas” explicou.

A endoscopia é feita por meio de um tubo flexível que coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago. O exame permite diagnosticar doenças como refluxo, gastrite, úlcera e câncer. A identificação precoce possibilita o tratamento adequado e amplia significativamente as chances de cura.