Secretaria do Meio Ambiente realiza levantamento de onde será instalado o primeiro píer flutuante do município

Na tarde desta sexta feira (5), a equipe de técnicos e fiscais da Secretaria do Meio Ambiente esteve na Comunidade Navegantes (Porto da Oficina), fazendo levantamentos preliminares da área onde será instalado o primeiro Píer Flutuante do nosso município.

A instalação do mesmo está integrada ao projeto Mangue Limpo onde será utizado um ECO Barco Coletor, que ajudará na coleta de resíduos (lixo) que são descartados as margens do rio e levados para diversos pontos da foz do Rio Sanhauá.

O projeto também contará com um ECO Barco Escola, onde serão atendidas as escolas municipais no ensino sobre o manguezal, também servirá de veículo de pesquisa e monitoramento do nosso estuário e todo seu ecossistema.

“Os estuários são ambientes de transição, entre a terra e o mar e entre a água doce e a a água salgada, onde as águas dos rios e córregos fluem e se encontram com a água salgada dos oceanos. É um ambiente de total importância ecológica e econômica, além de ser considerado como um berçário para varias espécies, principalmente de peixes e crustáceos que dependem desse ambiente para reprodução”, explicou, Takayama Douglas, diretor de fiscalização.