Bayeux inicia vacinação contra influenza e a meta é vacinar 90% do público alvo

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta segunda-feira (18) a vacinação contra a influenza. A campanha foi antecipada pelo governo do estado devido à presença do vírus.

O município recebeu na última sexta-feira (15), 12.460 doses do imunizante. Esse montante é destinado ao público alvo nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A meta da gestão municipal é imunizar cerca de 90% desse público, conforme Lady Soares, coordenadora da Vigilância em saúde de Bayeux.

A secretária de Saúde de Bayeux, Tatiana Castro, reforçou a importância dos grupos prioritários em procurar os postos de vacinação já que a infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas.

“A vacinação tem por objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, pontuou a secretária.

Grupos prioritários

* Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)

* Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)

* Gestantes