Lavanderia do Hospital Materno Infantil de Bayeux tem processos automatizados para garantir a segurança e higiene dos funcionários e pacientes

O Hospital Materno Infantil de Bayeux tem adotado um rigoroso processo de lavanderia que segue os padrões determinados pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). Os cuidados adotados pelo hospital, visa garantir a máxima segurança e higiene na manipulação e processamento das roupas utilizadas na instituição de saúde.

O processo se inicia na Área Suja, onde são recebidas todas as demandas de rouparia do hospital, especialmente as provenientes da sala de parto. Essa área é chamada desta forma porque é onde são manipuladas as roupas que já estão contaminadas. Os profissionais que atuam nessa área passam por capacitações constante e utilizam todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos pela Vigilância Sanitária, garantindo a segurança do colaborador durante o manuseio das roupas.

Um dos pontos importantes dos processos de cuidados com as roupas na lavanderia é o dosador de produtos, que garante a dosagem adequada dos produtos químicos utilizados na lavagem, dentro das especificações técnicas de segurança. Dentre os produtos utilizados estão amaciante, acidulante – utilizado para neutralizar a ação residual do cloro e dos alcalinos que podem alterar a coloração e a vida útil da roupa-, cloro, detergente e umectante. Todo o processo é automatizado para assegurar a segurança do paciente, minimizando ao máximo qualquer risco de contaminação.

Após a lavagem, as roupas são direcionadas para a centrífuga e, em seguida, para a secadora. Posteriormente, passam pela Calandra, máquina responsável por engomar as peças. Após essas etapas, as roupas são encaminhadas para a rouparia, onde são distribuídas para todos os setores do hospital.

A prefeita de Bayeux, Luciene Gomes, elogiou o processo rigoroso e eficiente da lavanderia, destacando o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar dos pacientes e colaboradores.

“É fundamental garantir que todas as etapas do processo de lavagem das roupas hospitalares sigam os mais altos padrões de qualidade e segurança”, afirmou.

O diretor do hospital, Ary Júnior, reforçou o compromisso da instituição em manter um ambiente seguro e livre de riscos de contaminação.

“Nossa equipe está empenhada em seguir todas as normas e regulamentos estabelecidos pela Agevisa para garantir que nossos pacientes recebam um atendimento de excelência”, disse Ary Júnior.