Prefeitura de Bayeux reúne DNIT e Cagepa para discutir força-tarefa para solucionar mobilidade de trecho da BR-101

A prefeitura de Bayeux, através das secretarias de Governo e Articulação Política, Planejamento e Infraestrutura, intermediou uma reunião nesta segunda-feira (29) reunindo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a CAGEPA para encontrar uma solução para um problema que tem provocado congestionamento diariamente nos trechos da BR-101 e 230 localizados no município.

Com as chuvas dos últimos dias, o acúmulo das águas pluviais na pista e a deterioração da malha asfáltica têm contribuído para um caos todos os dias no trânsito gerando congestionamento em Bayeux e Santa Rita e em todas as vias circunvizinhas.

Na reunião, ficou acertado ações de curto e médio prazo para solucionar o problema que com a obstrução das galerias e a falta de saneamento básico nos bairros Mário Andreazza, Comercial Norte e Manguinhos a água não tem para onde escoar e se concentra na pista. Há 20 anos o município de Bayeux aguarda a conclusão das obras de saneamento básico.

“Esse problema é histórico pela falta de saneamento básico na cidade que teve as obras paralisadas há 20 anos e até agora a Cagepa tenta realizar o processo licitatório para retomar o projeto, mas por cinco vezes as licitações foram desertas. A Cagepa informou que fez uma reformulação no projeto para relicitar e concluir o saneamento. Agora, com as fortes chuvas o problema se agravou. O que ficou acertado é que ainda esta semana uma equipe técnica do DNIT e da Cagepa estará junto com a prefeitura num trabalho de limpeza da área, desobstrução de valas e recapeamento asfáltico como ação emergencial para melhorar o trânsito”, declarou Leo Micena, secretário executivo de Governo e Articulação Política.

A reunião contou com as presenças ainda do coordenador de convênios da Secretaria de Planejamento, Adriano Martins, um dos mobilizadores do encontro, o secretário de Planejamento, Sabino Gomes, o secretário de Infraestrutura, José Inácio, o superintendente do DNIT, Arnaldo Monteiro e representantes da Cagepa.