Banco de leite humano do Materno Infantil de Bayeux nesse primeiro trimestre arrecada mais de 42 litros de leite

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil João Marsicano de Bayeux, é a grande ferramenta do município na captação de doadoras desse importante material de apoio a vida. Só no primeiro trimestre foram doados mais de 42 litros de leite humano.

O leite materno é o alimento primordial nos primeiros seis meses de vida da criança, sendo ele a forma mais eficiente no combate dos índices de mortalidade infantil. O projeto garante a segurança alimentar para bebês prematuros e de baixo peso, reduzindo, assim, a mortalidade infantil e auxilia às mamães que têm dificuldades em amamentar seus filhos(as).

Quem pode doar
Toda mulher que amamenta pode ser doadora de leite humano e em qualquer quantidade. Até dez recém-nascidos são beneficiados com 1 litro de leite. Alguns chegam a tomar oito vezes por dia apenas 1ml a cada mamada. Ao ser amamentado, o bebê tem melhores chances de recuperação e fica protegido de alergias, diarreia e infecções.

Doação
Para realizar a doação é feito o Cadastro no Hospital Materno Infantil ou a enfermeira vai à casa da paciente, faz a verificação dos exames e se não tiver em dia refaz os exames. A doação pode ser feita no Materno ou então a enfermeira pode entregar o kit de doação para a mãe caso ela não saiba a enfermeira ajuda. A coleta pode ser entregue no materno e a enfermeira também passa na casa das mães recolhendo a doação.

O Diretor do Materno Infantil Moca Medeiros, destacou a importância das doadoras para o serviço. “Nós promovemos este apoio à amamentação, à plenitude da amamentação. Nós explicamos a importância do aleitamento materno e incentivamos as mães que estão em casa e tem leite excedente, que façam essas doações”, disse Moca.

O Banco de leite fica no Materno Infantil na rua Flávio Maroja, 44 – centro.