Prefeitura de Bayeux reforça no município nova Lei que determina proteção imediata à mulher que denúncia violência

A prefeitura municipal de Bayeux, através da Secretaria da Mulher, reforça a importância da -LEI MARIA DA PENHA ALTERADA

PELA LEI DE N° 14.550 DE 19 DE ABRIL DE 2023 – Concessão sumária de medidas protetivas de urgência às mulheres a partir de denúncia de violência apresentada à autoridade policial ou a partir de alegações escritas.

De acordo com a Secretária da Mulher, Regina Patrícia, a nova Lei já está em vigor e determina a concessão sumária de medidas protetivas de urgência às mulheres a partir de denúncia de violência apresentada à autoridade policial ou a partir de alegações escritas. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 14.550, de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 20/04.

A norma altera a Lei Maria da Penha. Assim, as regras deverão ser aplicadas a todas as situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da causa ou da motivação desses atos ou da condição do ofensor ou da ofendida.

As medidas protetivas serão concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação ou da existência de inquérito policial ou boletim de ocorrência.

Deverão vigorar enquanto persistir risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou dos dependentes.