Em Bayeux: Saúde orienta sobre o Planejamento familiar e reprodutivo na Atenção básica do município

A Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria de Saúde, informa a toda população Bayeuxense que temos Planejamento Familiar. A Secretaria Municipal De Saúde oferece inserção gratuita de DIU a mulheres bayeuxenses visando garantir o direito a um planejamento familiar eficaz das mulheres de Bayeux, disponibiliza gratuitamente o serviço de implante do Dispositivo Intrauterino, oferecido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a lei Federal 9.263/96, o planejamento familiar é um direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de Regulação da fecundidade. No nosso Município esse serviço funciona no Hospital e Maternidade João Mariscano.

A secretária de saúde, Rosiene Sarinho, esclarece que para serem contempladas com ações preventivas, métodos e Técnicas de concepção e contracepção as usuárias deverão ser encaminhas pelos seus postos de saúde, procurar o serviço social do planejamento familiar, e agendar uma consulta com a equipe multidisciplinar do serviço, que irão orientar e esclarecer todas as dúvidas de acordo com o método a ser realizado. “Seja a laqueadura Tubária para as usuárias que estão dentro dos critérios preconizados ou a Inserção do DIU ( Dispositivo Intrauterino)”, afirmou a secretária.

O DIU é introduzido no útero em uma aplicação simples e rápida que dura cerca de 15 a 30 minutos e pode ser realizada no próprio consultório. O método apresenta eficácia superior a 99%, e tem validade de até 10 anos.
Quem tem interesse em utilizar o DIU deve procurar Materno
Infantil e agendar sua consulta.

A prefeitura lembra à população que o Materno Infantil realiza toda segunda e Quinta-feira o planejamento familiar no ambulatório para pacientes que desejam realizar a laqueadura.