Dezembro Vermelho: Secretaria Municipal de Saúde de Bayeux inicia Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Prefeitura Municipal de Bayeux através da Secretaria de Saúde deu início na manhã desta quinta-feira (01 de Dezembro) ao Dezembro Vermelho, com o tema “PREVINA-SE”. A Secretaria de Saúde em alusão a Campanha Dezembro Vermelho realizou em frente ao Restaurante Popular um pit stop para conscientizar à população sobre a prevenção da AIDS.

De acordo com a Secretária de saúde municipal, Rosiene Sarinho, durante todo o mês de dezembro diversas ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do nosso municipio. “O Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis”, lembra a Secretária.

*Sobre a doença:*

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

*Onde procurar atendimento?*

Ou seja, são muitas atividades que visam conscientizar a população. E você, já fez o teste? Deixe o preconceito de lado , procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua Residência para realizar o seu teste Rápido, ou CTA Centro de testagem e aconselhamento, que fica Localizado na Policlínica Benjamim Maranhão de segunda a sexta-feira de 8h as 12h de 13h as 17h.

Lembrando que os Teste Ofertados nas Unidades Basica de Saúde, são HIV, Sífilis e Hepatites.