Saúde: Prefeitura de Bayeux realiza mais um Mutirão de Cirurgias de Catarata em pacientes que há anos estavam na fila de espera

Um mutirão de cirurgias de catarata, foi realizado durante todo o mês de maio no Hospital Materno do Município. A Prefeitura Municipal de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou o sistema com o objetivo de zerar as demandas e se tornar uma cirurgia de rotina.

“Esse mutirão veio para ajudar muitas vidas, uma vez que, a catarata é responsável por quase metade das cegueiras no mundo e o único tratamento eficaz é a cirurgia. Muitos bayeuxenses voltaram a enxergar e isso é muito gratificante para nós que trabalhamos com o intuito de oferecer uma saúde digna e cada vez melhor para o nosso povo que tanto necessita”, declarou a prefeita Luciene Gomes.

Após a implantação do sistema em Bayeux, o cidadão poderá continuar a marcar os procedimentos, através de encaminhamentos na Secretaria de Saúde do Município, como também especificamente para realizar a cirurgia de catarata é necessário encaminhamento do psf para oftalmologista que atende na Policlínica Benjamin Maranhão.

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Rosiene Sarinho, é importante destacar que com esse pré-cadastro à secretaria estará avaliando as prioridades para as cirurgias de acordo com o quadro clínico de cada paciente. “Estamos realizando o pré-cadastro que nos ajuda com o planejamento junto aos hospitais e a ordem de atendimento para realizar a cirurgia desses pacientes”.

“Isso foi uma benção de Jesus na nossa vida, há anos eu esperava por essa cirurgia e graças a Deus e a prefeita Luciene Gomes agora eu vou voltar a enxergar mais alvo que a neve”, disse emocionada a paciente Creusa.

Recorrente em pessoas idosas, a catarata é uma causa comum de cegueira. A doença afeta o cristalino do olho. A cirurgia para a remoção da catarata é rápida, com duração média de vinte minutos e indolor com anestesia local. Após saírem do centro cirúrgico, os pacientes ficam em observação por trinta minutos e, após isso, já podem ir para casa. Os operados saem da unidade com um tampão nos olhos e não devem fazer esforço nas 12 primeiras horas. A recuperação dura cerca de sete dias.