Programa Previne Brasil é pauta de reunião com Coordenadores e Enfermeiras das UBS do munícipio

Na manhã desta sexta-feira (30), foi realizada uma reunião no gabinete da prefeita, Luciene Gomes, com o Promotor da cidade, Cecílio Ramalho, o Secretário de Saúde, Adriano do Táxi, as coordenadoras da Atenção Básica e as enfermeiras das Unidades Básica de Saúde, do município. A pauta foi para discutir o Previne Brasil, o programa foi lançado em novembro de 2019.

O objetivo do programa é alcançar mais brasileiros a partir de mudanças na forma, que existe atualmente, de enviar recursos aos municípios para cuidados básicos em saúde. A ideia é promover uma reestruturação no modo como o Governo Federal distribui recursos, e com isso atender mais brasileiros pelo sistema SUS.

“Reunião muito produtiva para a saúde da nossa população, com as coordenadoras e as enfermeiras das UBS. Pauta de extrema importância, pois sabemos o quão necessário é o Programa Previne Brasil, pois promove novas diretivas para o funcionamento do SUS, reformulando estratégias de gestão”, falou a Prefeita, Luciene Gomes.

Parte da distribuição dos recursos se dará com base na métrica de desempenho. Atualmente, os indicadores de saúde utilizados ultrapassam sete centenas, contudo, na prática poucos são reveladores do funcionamento de ações que implicam em adequação do serviço.

A divulgação da lista de indicadores a serem adotados traz à tona a discussão de como estruturar o cuidado e como avaliar a qualidade desse cuidado.

Indicadores do Previne Brasil são: Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.