Bayeux dá início a vacinação da segunda dose da CoronaVac contra a covid-19

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na semana passada da aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac, contra a covid-19. Trabalhadores da linha de frente da saúde e pessoas idosas que já receberam a primeira dose de vacina na campanha municipal de imunização receberão a segunda dose em dias agendados. Veja tabela abaixo

Dados do ‘Vacinômetro’, mecanismo de transparência implantado pela prefeitura para publicizar os nomes e pessoas que já foram vacinadas com a primeira dose da vacina, apontam que até a quinta-feira (12), 947 pessoas já receberam a dose do imunizante CoronaVac. Desse total, 750 são profissionais de saúde, 35 idosos institucionalizados, 158 idosos acima de 80 anos e 4 deficientes.

“Nosso sistema está sendo atualizado. Consta no Vacinômetro os dados apenas da 1ª dose até a quinta. Como já iniciamos a segunda dose ainda na quinta, o quantitativo aumentou e vamos atualizar em breve. Porque se 947 pessoas já tomaram a dose, isso quer dizer que já vamos aplicar 1.894 doses de CoronaVac”, explicou o secretário.

De acordo com o secretário de Saúde, Nelson Soares, a segunda dose é necessária para completar o esquema vacinal contra a Covid-19 e apenas depois dela a imunidade pode ser conferida.

“As pessoas que receberam, na primeira dose, o imunizante CoronaVac, produzido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, receberão a segunda dose até 28 dias após a primeira, conforme instrução do laboratório. Nós começamos a vacinar a partir do vigésimo dia da aplicação da primeira dose”, explicou o secretário.

Para os profissionais de saúde, a continuidade da aplicação da segunda dose ocorre no Centro de Vacinação, que fica na Policlínica Benjamim Maranhão, das 9h ao meio dia e das 13h30 às 17h30, de segunda (15) até quarta-feira (17).

Veja cronograma:

Dia 15 – Policlínica: recepção, ASG, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliar de farmácia.

CEO: dentistas e auxiliar de saúde bucal

Atenção básica: médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e auxiliar de farmácia

Dia 16 – Atenção básica: ACS, recepção, ASG e equipe multiprofissional

Vigilância em Saúde (ACE)

SAD ( Serviço de Atenção Domiciliar)

Dia 17 – Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde

Hospital Materno: recepção, ASG, Apoio e Maqueiro

UPA: recepção, ASG, apoio e maqueiro

Idosos acima de 80 anos

De 15 a 19 de fevereiro, as equipes da Secretaria de Saúde farão visitas domiciliares para aplicação das doses em idosos acamados acima de 80 anos, idosos restritos ao leito acima de 80 anos e idosos acima de 90 anos. A visita ocorre das 9h ao meio dia e das 13h30 às 17h.