Prefeitura de Bayeux renova parceria com Sebrae beneficiando micro empreendedores do município

Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo dar seguimento a Sala do Empreendedor de Bayeux, renovando parceira do Sebrae com a Prefeitura Municipal de Bayeux, que visa disponibilizar informações e orientações de forma simples e facilitada sobre a gestão de micro e pequenas empresas.

O atendimento aos MEI’s também foi ampliado, com um trabalho intensificado no parcelamento de dívidas dos inadimplentes com a receita federal. “Tivemos atendimentos e orientações empresariais a empreendedores sobre formalização e demais benefícios da saída da informalidade, fortalecendo o micro empreendedor do nosso município”, afirma o Secretário João Francisco.

“Conseguimos realizar bastantes, atendimentos, cursos e palestras. Agora com a nossa Prefeita Luciene, temos o objetivo de realizar um trabalho mais voltado para os pequenos empresários de nossa cidade”, complementa Pitágoras Alves, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor Bayeux.

Quer saber como ser um MEI? Será que começar a empreender através da formalização como Microempreendedor individual é interessante? Confira o básico para tirar sua ideia do papel, mas da maneira certa.

Informações e orientações do Sebrae sobre:
• Planejamento de um novo negócio
• Formalização para MEI
• Alteração, declaração anual, impressão de boleto e baixa para MEI
• Gerenciamento de empresa
• Como vender para órgãos públicos
• Parcelamento da dívida MEI

O que é ser um MEI?
Se você quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano, você pode ser um MEI (Microempreendedor individual). Ao se tornar MEI, o trabalhador autônomo ganha um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é enquadrado num modelo simplificado do Simples Nacional – sendo necessário pagar somente um valor fixo mensal referente aos tributos de sua atividade. Ou seja: a arrecadação de tributos é única e simplificada.

Quais as outras condições para se tornar um MEI?
• Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
• Pode contratar no máximo um empregado;
• Exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI.

Para maiores informações dirijam-se a Sala do Empreendedor, na Prefeitura Municipal de Bayeux, na Secretaria de Desenvolvimento Indústria Comércio e Turismo, de segunda à sexta, das 8h ás 14h.