Enfermeira é a primeira pessoa a ser imunizada em Bayeux e Prefeitura dá início ao Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura Municipal de Bayeux deu início na manhã desta quarta-feira (20) ao Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. A primeira dose da vacina foi aplicada na enfermeira Maria Kátia, 51 anos, que trabalha na linha de frente da covid na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desde o início da pandemia. Bayeux recebeu 1.338 doses da CoronaVac para imunizar 669 pessoas do grupo prioritário dentro da 1ª fase.

Ao participar da solenidade da vacinação, a prefeita Luciene Gomes agradeceu aos profissionais que estão empenhados no combate a covid-19 e disse que Bayeux começa a viver a partir desta quarta um momento.

“Começo a agradecer a todos os profissionais envolvidos tanto no combate a covid como na chegada da vacina em nosso município. Hoje iniciamos a vacinação com a imunização da enfermeira Kátia, que representa toda a categoria importante nessa luta. O Plano Municipal de Imunização teve início hoje e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está preparada para atender a todos do grupo prioritário. Ressalto que não admitiremos furar a fila”, adiantou a prefeitura.

“Esse é o momento histórico para Bayeux. A partir de hoje o município renasce. Quem tem familiares que foram vítimas da covid sabe a importância dessa ação”, falou o vice-prefeito de Bayeux, major Clecitoni.

A enfermeira Maria Kátia, que há mais de 20 anos presta serviço a enfermagem, falou que estava emocionada e orgulhosa por ter sido escolhida para esse momento tão importante, que é a chegada da vacina em Bayeux.

“O coração está batendo a mil por horas. Muito feliz por poder participar de um evento como esse e de ser a primeira pessoa no meu município a ser imunizada com a vacina que estávamos esperando há muito tempo. A noite foi muito longa e nem conseguir dormir direito. Muita emoção e vou continuar trabalhando na linha de frente da covid-19 para salvar vidas. Importante que quando chegar o momento, todos se vacinem. A pandemia não acabou”, comemorou a enfermeira.

O secretário de Saúde de Bayeux, Nelson Soares, explicou que o início da vacinação é “antes de tudo um ato de fé e coragem”. Ele ainda falou da importância do Plano Municipal de Imunização contra o novo coronavírus.

“O lançamento da campanha de vacinação dentro município de Bayeux é antes de tudo um ato de fé e coragem para lutar diante da maior pandemia mundial. Bayeux é reconhecido pelo sentimento de diante de todas as dificuldades conseguir renascer apesar dos pesares. Então, esse Plano Municipal de Vacinação é o primeiro passo muito importante na continuidade no combate ao coronavírus. Nossa recomendação de higienização e isolamento social são fundamentais nesse momento”, frisou o secretário.

O médico Tiago Wanderley, que coordena o corpo técnico da saúde do município, participou do evento e fez um balanço as ações da gestão da prefeita Luciene Gomes durante a pandemia.

“A prefeita desde que assumiu determinou que a Secretaria de Saúde de Bayeux cumprisse todo cronograma. A cidade estava totalmente destruída e fizemos centro Covid, organizamos UPA, trouxemos tomógrafo e hoje o município está 100% preparado para atender a vacinação. Não adiantava chegar aqui hoje e Bayeux não ter passado por uma transformação mesmo com a pandemia. Estamos prontos e vamos atender a população”, disse o Dr. Tiago.

Representaram à Câmara Municipal de Bayeux na solenidade os vereadores Luciano do Impacto Som, Jefferson Oliveira, Adjair da Saúde, Pastor Josimar Varsale e Netinho Figueiredo.