A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Meio Ambiente, está nas ruas promovendo a campanha ‘Tá na hora dele se reproduzir’ conscientizando a população sobre a importância do período de defeso, chamado popularmente de “andada”, do caranguejo-uçá.
Os fiscais estão dialogando com os pescadores, comerciantes e moradores que durante o período do defesa fica proibida, a captura, industrialização, transporte e comercialização do crustáceo, de acordo com a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 22, de 30 de dezembro de 2024.
A secretária de Meio Ambiente, Joevana Queiroz, afirmou que “as equipes da secretaria vão alertar as pessoas sobre a andança, que é o período em que os caranguejos saem das tocas para andar pelo manguezal e acasalar”.
“Essa é a época em que o caranguejo sai em busca de um parceiro para procriar. Existe tempo específico para que esse animal possa se reproduzir. No próximo dia 27/02 até 04/03 terá início ao terceiro período de ‘andada’ ou defeso do caranguejo-uçá”, explicou a secretária.
A secretária explicou ainda que a secretaria do Meio Ambiente de Bayeux, está distribuindo panfletos informativos e visitas a colônias e localidades ribeirinhas, como também, bares, restaurantes e feiras. O descumprimento do período de defeso é considerado crime ambiental, em caso de suspeitas de infrações, pode ser denunciado aos órgãos competentes.
“O defeso é uma ação estratégica para garantir a preservação do caranguejo-uçá, além da importância biológica, o caranguejo também é fonte de subsistência para inúmeras famílias de pescadores. O comércio do caranguejo uçá (Ucides Cordatus) é uma das atividades extrativistas mais antigas da nossa cidade”, comentou Queiroz.