Secretaria de Saúde de Bayeux comemora Dia do Enfermeiro e Dia das Mães

A Secretaria Municipal de Bayeux realizou um café da manhã especial para homenagear os profissionais da enfermagem e as mães, que compõem os quadros da pasta. A comemoração ocorreu nessa segunda-feira (13), na sede da SMB.

O Dia do Enfermeiro e o Dia das Mães foram comemorados no dia 12 de maio, mas como a data caiu no domingo, as datas foram homenageadas na segunda. A secretária de Saúde, Tatiana Lúcia, que também é enfermeira e mãe, pontuou que é essa foi mais uma ação da gestão para valorizar os servidores da Saúde.

“Foi algo simples, mas de coração. Ações como esta mostram a importância da nossa profissão, no ato de cuidar e no ato de gerir os serviços de saúde, e uma busca sempre incessante pela melhoria dos serviços de saúde de Bayeux, atendendo a orientação da nossa prefeita Luciene”, falou a secretária.

12 de maio: Dia do Enfermeiro

O Dia do Enfermeiro é comemorado, mundialmente, no dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu na mesma data em 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.