Prefeitura de Bayeux lança campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência contra a mulher

Na tarde desta quarta-feira (10 ), a Prefeitura Municipal de Bayeux por meio da secretaria da mulher, realizou a abertura da Campanha Agosto Lilás – em alusão aos 16 anos da Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006 (conhecida como Lei Maria Da Penha), tal legislação cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que de acordo com o art. 5º desta Lei é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”, ou seja, quer dizer sobre a violência com recorte para o gênero feminino.

De acordo com a Secretária da Mulher Regina Patrícia, a campanha coincide com a celebração aos 16 anos da Lei Maria da Penha. Um painel de debates foi discutido pelo o aumento da violência contra a mulher. “ A prefeitura de Bayeux, nesta gestão da Prefeita Luciene Gomes, vem dando todo apoio as Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual. Estamos buscando manter um trabalho integrado e articulado para garantir o funcionamento dos serviços essenciais de atendimento às mulheres” afirmou.

O momento foi marcado por uma apresentação musical com os artistas independentes Gabriela Hardman e Gramhma Mc, que tratou sobre vários temas, dentre eles, a violência de gênero e a importância do empoderamento feminino e uma peça intitulada “maria vai à escola” apresentada pelos atores Claudete Gomes e Marcio Tadeu. Tivemos a presença de representantes de diversas instituições da rede de apoio à mulher, além da participação de alunos da rede municipal de ensino. Agradecemos a todos que se fizeram presente reafirmando o compromisso no combate à violência contra a mulher.

Segundo uma publicação da Rádio Senado do Senado Federal: “Maria da Penha, ativista que dá nome à Lei, destaca o papel da educação para que haja uma mudança cultural capaz de incentivar o respeito às mulheres e aos seus direitos”, reforçando a importância do diálogo sobre as leis que envolvem a mulher e seus Direitos.