O município de Bayeux vai entrar para a história com as políticas de inclusão para o público LGBTQIAPN+. Na próxima sexta-feira (31), será realizado o 1º Fórum de Visibilidade Trans de Bayeux em alusão ao Dia de Visibilidade Trans comemorado durante todo o mês de janeiro. O evento, que é realizado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, ocorrerá a partir das 13h no auditório da Escola Técnica de Bayeux. A entrada é gratuita.
O tema do fórum é: “Transformando a saúde: Acolhimento, respeito e acesso.” O evento vai discutir com a presença de especialistas sobre os avanços e o que deverá ser implantado pela Secretaria da Mulher e Diversidade Humana de Bayeux para os LGBTQIAPN+.
“O fórum vai contribuir com a construção de um processo social, horizontal e participativo sobre as políticas LGBTQIAPN+. Vai ser um momento único para a discussão de um tema tão importante e relevante nas políticas de inclusão do município”, pontuou a prefeita Tacyana Leitão.
A secretária da Mulher e Diversidade Humana, Dani Dantas, destacou a importância desse momento histórico para Bayeux. “Este fórum é mais do que um evento, é um marco na luta pela dignidade e pelos direitos da população trans em nossa cidade. Reconhecer, acolher e construir políticas que garantam saúde, respeito e inclusão é o nosso compromisso. É assim que avançamos, transformando vidas e fortalecendo a nossa sociedade.”
O evento reunirá importantes vozes da causa, trazendo reflexões sobre o acolhimento no sistema de saúde e os desafios enfrentados pela comunidade trans. Entre as convidadas e convidados estão: Andreina Villarim – Presidenta da Associação de Travesti e Transexuais da Paraíba (ASTRAPA) e ativista dos Direitos Humanos. Marlene França – Coordenadora Geral do Diagnóstico Sócio Assistencial do município de Bayeux pela Consultoria J&M. Sabrina Campos – Mulher trans, Yalorixá e a primeira mulher trans reconhecida como mãe de santo, conhecida como Mãe Sabrina de Luzia. Nildettymoon – Travesti, ativista pelos direitos da diversidade, Coordenadora de apoio da ASPPTRANS e empreendedora no segmento de design de sobrancelhas. Cristian Machado – Homem trans e DJ, trazendo uma perspectiva jovem e vibrante para a discussão.