O município de Bayeux vai participar de uma pesquisa coordenada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e do Laboratório Industrial e Farmacêutico da Paraíba – LIFESA, para detecção do HPV com prevenção ao câncer do colo de útero.
A intenção da participação do município na pesquisa “O COLO AGORA É OUTRO” foi assinada pela secretária de Saúde de Bayeux, Tatiana Lúcia. Ela frisou a relevância da pesquisa para a saúde da mulher e reduzir a incidência do câncer uterino.
“Eu apreciei todo projeto e tive o interesse para implantação desse projeto em caráter imediato devido à nossa necessidade de investir nos cuidados de atenção à saúde da mulher no qual toda detecção precoce é muito válida”, explicou Tatiana.
A pesquisa começa em dezembro e seguirá até junho de 2025. A meta é fazer exames em 300 mulheres por mês em Bayeux onde será coletado material biológico para exames no Centro Especializado no Combate ao Câncer – CEDC.
Pesquisa
A pesquisa tem como objetivo comparar os resultados do exame citológico com o exame biomolecular, abrangendo 10.000 mulheres no estado na faixa etária adotada pelo SUS de 24 a 65 anos e financiada pelo Governo da Paraíba sem nenhum custo para os municípios, buscando identificar a presença do HPV, que é o agente causador do câncer de colo de útero (CCU).
Metodologia
Enquanto outros testes biomoleculares disponíveis no mercado detectam apenas os genes, o teste biomolecular HPV-IntG/PCR Multiplex já patenteado e desenvolvido na Paraíba, possibilita uma detecção precoce por meio de um processo inovador de medição de INTEGRAÇÃO dos DNAs. Isso permite identificar se uma mulher está em risco de desenvolver CCU mesmo em fases iniciais, oferecendo à paciente a oportunidade de iniciar tratamentos urgentes ou até realizar a excisão imediata do HPV, com alta precisão.
As amostras para o exame biomolecular são coletadas durante o exame citológico Papanicolau; ao invés das espátulas e escovinhas serem descartadas no lixo, elas são quebradas e colocadas em tubos Falcon fornecidos pelo LIFESA, sendo então enviadas para o CEDC ou para a própria sede do LIFESA para posterior envio das amostras ao Laboratório GENETIC para realização do exame biomolecular HPV-IntG/PCR Multiplex, cujo resultado estará disponível em 10 dias e divulgadas para as partes envolvidas na pesquisa.