A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando até o dia 29 de novembro ações da semana estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti. Equipes da Vigilância em Saúde do município estão percorrendo bairros com ações educativas, panfletagem e distribuição de materiais informativos
A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância de adotar medidas de prevenção em suas residências, locais de trabalho e espaços públicos, a fim de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya.
“Aderimos a esta força-tarefa coordenada pelo estado para mostrar à população os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Equipes da Vigilância em Saúde estão nas ruas, nas casas conversando com os moradores sobre os riscos de criadouros do mosquito e as doenças graves provocadas pelo Aedes aegypti”, explicou Lady Soares, coordenadora da Vigilância em Saúde de Bayeux.
Para a secretária de Saúde, Tatiana Lúcia, é muito importante a população estar ciente do seu papel no combate ao mosquito Aedes. “Enquanto município, estamos fazendo nosso papel de alerta e conscientizar os moradores sobre as arboviroses provocadas pelo Aedes. Mas, vale ressaltar que os moradores também façam o dever de casa corretamente e não deixem a água parada, por exemplo”, falou.
Dados da Paraíba
De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 11º/2024, divulgado pela SES no último dia 12 de novembro, o estado tem observado um aumento nos casos de arboviroses, com um total de 15.535 registros de doenças como dengue, chikungunya e zika entre janeiro e o início de novembro de 2024. O número de casos de dengue cresceu mais de 110% em comparação ao ano passado, com 13.827 casos até o momento. Já os casos de chikungunya aumentaram em 22%, com 1.662 registros. A mobilização em Santa Rita, assim como em outras cidades da Paraíba, é parte de um esforço conjunto para conter essa elevação e proteger a população.