A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima segunda-feira (18), uma manhã de exames preventivos para homens no combate ao câncer de próstata. Ações da gestão municipal também terão palestras educativas sobre a importância da prevenção da doença.
O mês é dedicado à prevenção ao câncer da próstata, mobilizando a rede de saúde. As ações serão intensificadas ao longo do mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínica e Hospital Materno Infantil.
No dia 18 de novembro, a partir das 7h, no Hospital Materno Infantil, exames de PSA Total e Livre a partir dos 45 anos e com requisição médica. A palestra educativa ocorrerá a partir das 8h. Já a partir das 13h, o hospital disponibilizará exames de ultrassom. Para realização do PSA é importante seguir a orientação e quais requisitos.
“A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, visitas regulares às unidades de saúde para acompanhamento e realização de exames devem fazer parte da rotina desse público. O preconceito ainda é muito grande e, por isso, muitos casos de câncer. Seguimos a orientação da nossa prefeita em ofertar saúde para toda à população do município”, pontuou Tatiana Lúcia, secretária de Saúde de Bayeux.
“A campanha Novembro Azul traz mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde. Estamos concentrando esforços para durante todo o mês de novembro realizar ações em benefício à saúde do homem”, frisou Eriana Fernandes, secretária adjunta de saúde.
Câncer
O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Na fase inicial não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. A única forma de garantir a cura do câncer é o diagnóstico precoce.