Bayeux inicia estudos para se transformar em prefeitura digital e melhorar a prestação de serviços públicos

As tecnologias estão impulsionando cada dia mais a gestão pública municipal facilitando a vida das pessoas. É com esse foco que a Prefeitura de Bayeux já iniciou estudos para se transformar em “prefeitura digital”.

O secretário de governo e articulação política de Bayeux, Henrique de Oliveira, se reuniu com o secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Figueiredo, para se inteirar e conhecer como a capital pernambucana se transformou em uma referência nacional de governo digital.

“Fomos conhecer como Rafael transformou o Conecta Recife em uma plataforma referência no Brasil. Viemos até a capital pernambucana para aprender com ele as novas tecnologias e levar para nossa cidade de Bayeux”, disse o secretário.

Rafael se dispôs a ajudar Bayeux no processo de modernização e digitalização dos serviços públicos do município.

“Conta com o Recife para ajudar nesse processo de transformação de Bayeux. É muito legal ver você aqui com essa intenção de tornar os serviços da prefeitura muito mais simples para o cidadão de Bayeux. Conte com a gente nessa missão”, frisou Rafael Figueiredo.

O que é uma prefeitura digital?

Uma prefeitura digital é uma iniciativa que utiliza tecnologias e ferramentas digitais para modernizar a gestão pública e oferecer serviços mais eficientes e acessíveis aos cidadãos. Entre os principais serviços oferecidos por uma prefeitura digital, temos: a emissão de documentos, como certidões, a realização de pagamentos e agendamentos, entre outros.

A prefeitura digital também pode oferecer canais de comunicação direta com os cidadãos, como tal redes sociais para receber sugestões, críticas e denúncias. Acima disso, promove a participação cidadã em processos de tomada de decisão por meio de consultas públicas e fóruns de discussão online. O serviço digital permite que os cidadãos acessem serviços públicos de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de deslocamento até os órgãos públicos.