Julho Amarelo: Prefeitura de Bayeux promove mês de ações sobre as hepatites virais

O sétimo mês do ano foi definido como “Julho Amarelo”, cujo objetivo é alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, doenças que muitas vezes são silenciosas, mas que podem causar sérios danos ao fígado e à saúde geral.

Durante todo mês de julho, a Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá ações de conscientização e testagem nas unidades de saúde e em pontos estratégicos do município.

“Neste mês de julho, às Unidades Básicas de Saúde estarão disponíveis para testagem de Hepatites B e C, vacinação contra Hepatite B, e rodas de conversas para dúvidas e esclarecimentos sobre a doença e como a prevenir”, disse Lady Soares, coordenadora Vigilância em Saúde de Bayeux.

A secretária de Saúde de Bayeux, Tatiana Lúcia, explica que a principal forma de prevenção que a população deve ter é a vacinação. “ A hepatite é uma inflamação que atinge o fígado, e pode ser causada principalmente por vírus, pelo uso de alguns medicamentos, álcool em excesso e outras drogas. As vacinas contra as hepatites A e B são seguras, eficazes e estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Até o momento, não existe vacina contra a hepatite C”, ressaltou.

Hepatites

Cada tipo de hepatite tem suas próprias formas de transmissão, sintomas e tratamentos. A hepatite A é geralmente transmitida por meio de alimentos ou água contaminada, enquanto as hepatites B e C são transmitidas principalmente pelo contato com sangue contaminado e, no caso da hepatite B, também por meio de relações sexuais e da mãe para o filho durante a gestação.

Os principais sintomas das hepatites são cefaléia, mal-estar, náuseas, vômitos, icterícia (coloração amarelada da pele e área branca dos olhos), colúria (urina escura), acolia fecal (fezes claras). O diagnóstico acontece na Atenção Primária à Saúde e o tratamento ocorre nos serviços de atendimento especializado.

As hepatites A, D e E têm seus diagnósticos por meio de coleta de sangue por punção venosa com agulha, já as hepatites B e C podem ser diagnosticadas por testes rápidos por punção e coleta de sangue da ponta dos dedos realizados nas unidades de saúde.