Bayeux dá início a exames de colposcopia com foco na saúde da mulher

A saúde da mulher segue sendo foco da gestão da prefeitura Luciene Gomes. É com esse princípio que a Secretaria Municipal de Saúde inicia exames de colposcopia a partir desta sexta-feira (7).

Os exames serão realizados semanalmente no Hospital Materno Infantil de Bayeux sob a responsabilidade da médica ginecologista Eduarda Nóbrega.

Para ter acesso ao exame, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais perto para dar início ao processo. Importante trazer o citológico em dia quando for realizar a colposcopia, conforme orientou a médica ginecologista Eduarda Nóbrega, responsável pelo procedimento.

“A detecção precoce de doenças é um pilar fundamental para promoção da saúde. A colposcopia desempenha um papel crucial nesse aspecto, uma vez que é uma ferramenta eficaz para identificar lesões pré-cancerígenas no colo do útero”, ressaltou a Dra. Eduarda.

O contato com as pacientes será feito através de ligações telefônicas através do setor de regulação do município.

“Por isso é importante que as pacientes estejam com os telefones atualizados e atentas à nossa ligação. Agora é só atender o nosso chamado e vim realizar os exames que ocorrerão todas às sextas-feiras. Estamos seguindo a orientação da nossa prefeita Luciene Gomes em valorizar ainda mais a saúde da mulher”, pontuou Tatiana Lúcia, secretária de saúde de Bayeux.

Colposcopia

A colposcopia é um exame ginecológico extremamente importante para avaliar o trato genital inferior feminino: a vulva, a vagina e o colo de útero. Algumas lesões podem ser encontradas e evoluir para complicações sérias. Por isso é importante realizar exames preventivos com frequência e se informar mais sobre o assunto.