Julho: Mês de Combate às Hepatites Virais em Bayeux

Bayeux está se preparando para um mês de conscientização e combate às hepatites virais. Durante todo o mês de julho, a Prefeitura de Bayeux estará realizando uma série de ações e campanhas para alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais.

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes vírus, sendo as mais comuns os tipos A, B e C. Essas doenças podem ser transmitidas através do contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas e seringas, além de outras formas de transmissão.

A prevenção é fundamental para evitar a disseminação das hepatites virais. Por isso, a campanha da Prefeitura de Bayeux tem como objetivo informar a população sobre as medidas de prevenção, como a vacinação contra a hepatite B, o uso de preservativos nas relações sexuais e a não compartilhamento de objetos perfurocortantes.

O tratamento das hepatites virais é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é fundamental para evitar complicações mais graves, como cirrose hepática e câncer de fígado. Portanto, é fundamental que a população esteja atenta aos sintomas, como cansaço, dores abdominais, icterícia (coloração amarelada da pele e olhos) e procure os serviços de saúde para realizar os exames necessários.

Não deixe a hepatite virar caso de saúde pública, informe-se e previna-se!