Prefeitura de Bayeux orienta à população a manter as medidas de combate à dengue, especialmente no período de chuvas

Para combater essa ameaça à saúde pública, é essencial que cada cidadão assuma a responsabilidade de eliminar os criadouros e receber os agentes de endemias em suas casas.

“É importante ressaltar que o combate à dengue não é apenas uma responsabilidade da Prefeitura, mas sim um trabalho que deve ser realizado em conjunto com toda a população, e sempre que observar alguma situação que o morador não possa resolver, deve avisar imediatamente um agente de endemias para que uma medida eficaz seja tomada.” Destaca o Supervisor Geral André Neves.

Saiba os cuidados necessários para evitar o mosquito da dengue e a importância dessa parceria com os profissionais de saúde.

* Elimine possíveis criadouros: O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada. Portanto, é fundamental eliminar qualquer local propício para o acúmulo de água, como pneus velhos, garrafas vazias, latas, recipientes plásticos, entre outros. Mantenha seu quintal limpo e livre de objetos que possam acumular água, evitando assim o desenvolvimento das larvas.

* Cuide dos recipientes de água: Caso tenha reservatórios de água em sua casa, como caixas d’água, tonéis ou barris, certifique-se de mantê-los devidamente tampados. Isso impede que o mosquito da dengue deposite seus ovos e se multiplique.

* Limpeza de calhas e ralos: Verifique regularmente as calhas e ralos em sua residência, removendo folhas e detritos que possam impedir o fluxo adequado da água. Essas áreas são locais propícios para a proliferação do mosquito, e uma limpeza periódica é fundamental para evitar sua reprodução.

* Uso de repelentes: Utilize repelentes adequados para proteção pessoal, especialmente durante os períodos em que o mosquito Aedes aegypti é mais ativo, como ao amanhecer e ao entardecer. O uso de roupas que cubram a maior parte do corpo também é recomendado.

* Receba o agente de endemias: Os agentes de endemias são profissionais treinados que visitam as residências para inspecionar possíveis criadouros do mosquito da dengue. É importante receber esses profissionais em sua casa, pois eles fornecerão orientações sobre prevenção e controle, além de realizar ações necessárias para eliminar focos de reprodução do mosquito.

*

A parceria entre os cidadãos e os agentes de endemias é fundamental para combater efetivamente a dengue em nossa cidade. Esses profissionais possuem conhecimento especializado e estão preparados para auxiliar na identificação e eliminação de criadouros, além de oferecer orientações importantes sobre prevenção.

Portanto, quando um agente de endemias visitar sua residência, receba-o de braços abertos, tire suas dúvidas e siga as recomendações fornecidas. Juntos, podemos fortalecer as ações de combate à dengue.