SEMABY e GDA resgatam 100 caranguejos-uçá em período de defeso e os devolvem ao seu habitat natural

Combater o comércio ilegal de caranguejo-uçá (Ucides cordatus), durante o período de defeso do crustáceo, é um dos objetivos da fiscalização realizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux (SEMABY), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Na tarde de ontem, a guarnição da GDA (Guarda de Defesa Ambiental), composta pelo Inspetor Marcos Veras e GCM Jadson e Gildo, estavam indo realizar uma entrega no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), quando visualizaram dois homens suspeitos com um saco de nylon sujo de lama.

Foi feita a abordagem e apreendidos aproximadamente 60 caranguejos uçá. Os dois foram conduzidos à delegacia, onde foram feitos os procedimentos cabíveis. Os animais foram devolvidos ao habitat natural no mangue, onde a equipe de fiscalização da SEMABY estava fazendo monitoramento e resgate de outros caranguejos.

Essas ações que ocorreram no dia de ontem, resultaram na soltura de quase 100 espécimes de caranguejo uçá ao Meio Ambiente. Novas ações de fiscalização serão realizadas enquanto durar a temporada reprodutiva da espécie Ucides Cordatus. Aos infratores serão aplicadas as penalidades e as sanções previstas na legislação ambiental.