Bayeux promove primeira Jornada Pedagógica Virtual do Estado

Mais de 700 profissionais da comunidade escolar de Bayeux participaram da Jornada Pedagógica Virtual 2020 – Mediações Pedagógicas no Ensino Não Presencial – realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, nesta semana. “Fomos pioneiros no Estado da Paraíba”, destacou o secretário de Educação, Handerson Souza.

O evento, segundo Handerson Souza, teve o objetivo de fortalecer, melhorar e aprimorar o novo sistema de ensino, totalmente virtual, que precisou ser adotado em Bayeux e no mundo, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) e apresentar a nova plataforma de ensino que foi desenvolvida para Bayeux: o IEscolar.

A Jornada – A Jornada Pedagógica Virtual 2020 de Bayeux aconteceu nessas terça e quarta-feira, dias 10 e 11, reunindo remotamente 740 profissionais que formam a comunidade escolar do município, desde supervisores, professores, orientadores até os gestores educacionais de escolas públicas, particulares e de instituições de atenção à crianças e adolescentes (Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Creas, Centro de Referência da Assistência Social – Cras e Conselhos Tutelares). Essa foi a primeira Jornada Pedagógica, no formato virtual, realizada no estado.

Segundo a coordenadora Pedagógica da SME, Cybelle Mackenna, a Jornada Pedagógica teve início com a palestra “Educação Emocional na ressignificação da vida escolar e familiar (abordagem sobre os desafios de continuar mesmo em meio a um momento novo e tão difícil)”, com a professora doutora Elisa Gonsalves; e a apresentação da plataforma “IEscolar”, feita por Sttewe Washington, do suporte técnico da plataforma. O evento contou com a participação de profissionais de outros estados, a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Durante a Jornada, foram promovidas mesas temáticas virtuais com subtemas interligados ao tema inicial “Mediações pedagógicas no Ensino não Presencial”, oficinas, laboratórios e palestras como: Mídias sociais usadas na EJA como recursos pedagógicos em tempos de pandemia. Todo conteúdo voltado para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para Cybelle Mackenna, a Jornada Pedagógica Virtual 2020 de Bayeux representa um momento muito importante na Educação do município, em que os profissionais estão trabalhando numa realidade muito diferente da realidade que eles estavam acostumados. “Hoje, Bayeux trabalhava via WhatsApp, via telefone, em atividades impressas. Mas já temos o marco legal para nortear essa nova realidade (ensino remoto), com Decreto assinado pelo prefeito Jefferson Kita e logo estaremos trabalhando com a plataforma Iescolar, beneficiando tanto professores quanto alunos”, finalizou a coordenadora.