Procon de Bayeux realiza pesquisa de preços de itens da cesta básica, em supermercados da cidade

Com o objetivo de dar mais suporte à população na hora das compras, a Prefeitura Municipal de Bayeux, por meio do Programa Municipal de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou pesquisa de preços de itens da cesta básica, em supermercados da cidade.

No último dia 03 de Julho, através da Coordenação de Pesquisa do órgão, foi realizada análise de preços dos principais produtos da cesta básica, sem marcas, apenas utilizando o parâmetro de menor preço por cada produto selecionado. A pesquisa alcançou quatro grandes supermercados do município, os quais detém mais de 50% do consumo em Bayeux.

Para os itens pesquisados, os menores preços encontrados foram:

1. FEIJAO CARIOCA (1KG) – R$ 5,99
  2. ARROZ PARBOILIZADO (1KG) – R$ 2,99
  3. AÇÚCAR CRISTAL (1KG) – R$ 2,25
  4. MACARRÃO ESPAGUETE (500G) – R$ 1,75
  5. LEITE EM PÓ (200G) – R$ 4,69

A pesquisa do Procon Bayeux teve caráter informativo e visa passar para o consumidor a importância de pesquisar antes de comprar, além os seus direitos, caso seja vítima de prática abusiva.

O Procon municipal, durante o levantamento de preços, também informou e esclareceu dúvidas dos proprietários e gerentes dos estabelecimentos sobre as normas do Código de Defesa do Consumido, na importância para que não haja infrações cometidas por esses grandes varejistas neste momento de pandemia.

O Procon vem realizando pesquisas de preços e fiscalizações para coibir práticas que destoem dos decretos vigentes, bem como do Código de Defesa do Consumidor. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone (83) 98704-3270 ou presencialmente na sede do órgão localizado na Avenida Brasil, nº 77, Sesi, Bayeux/PB.