A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e outras virais começa a partir desta sexta-feira (17), em Bayeux. Nesta segunda fase traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa integra doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. Idosos e acamados também continuam sendo vacinados.
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Bayeux, Vanessa Silva, explicou que a Secretaria de Estado da Saúde enviou para o município 8.200 mil doses e as 29 unidades de saúde de Bayeux foram abastecidas nesta quinta-feira (16), para que no início da manhã desta sexta a vacinação seja iniciada. As doses serão aplicadas das 7h às 15h.
“Esta quinta foi para a gente repor nossas unidades de saúde para que na sexta (17), nossas equipes comecem pra valer a vacinação para esse novo grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, os idosos e acamados que ainda não se vacinaram terão direito à vacina”, falou a coordenadora.
Além das unidades de saúde nos bairros, também terá ponto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Maternidade, mas apenas para profissionais de saúde. Para se vacinar é preciso levar o cartão do SUS e o cartão da vacinação. Entretanto, caso não tenha o cartão, você será imunizado.
“É importante as pessoas que estão no grupo prioritário se vacinar. A dose não previne contra o Covid-19, mas o protege da H1N1 e outras influenzas. Na primeira etapa da campanha vacinamos mais de 11 mil pessoas e superou as nossas expectativas. Esperamos que nessa segunda etapa também consigamos números expressivos”, avaliou Vanessa Silva.