Secretaria de Saúde dará início a vacinação contra a dengue na próxima terça-feira; confira

A Prefeitura de Bayeux, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na última quinta-feira (15), 2.379 doses da vacina contra a dengue. A vacinação começará na terça-feira (20), e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De segunda a sexta, das 7h30 às 16h.

A vacinação é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A faixa etária escolhida para o início da vacinação tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O quantitativo distribuído é direcionado para a primeira dose do esquema preconizado.

“Estamos sempre buscando proteger a nossa população de todas as doenças. Desse modo, com o recebimento dessas doses, estamos montando equipes nas nossas Ubs’s para atender todo o público alvo. Essa vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti. Pedimos, que, todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, não deixem de receber a vacinação”, ressaltou a prefeita Luciene Gomes.

O que é a dengue?

O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados, que podem contaminar com quatro sorotipos virais diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, cuja prevalência pode variar de acordo com a localidade e estações do ano.

Qual a composição da vacina da dengue?

A ‘Qdenga’ é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.

“Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares. Assim sendo, ressalto a todos os munícipes, que, na próxima terça-feira (20), iremos iniciar a campanha de vacinação contra a Dengue e seguiremos todo o cronograma de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Estamos a disposição para imunizar o máximo de pessoas”, afirmou a secretária de Saúde, Tatiana Lúcia.

A Secretaria de Saúde de Bayeux ressalta que, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. O intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose é de três meses.