Prefeitura inicia ações em alusão a Campanha do Novembro Azul

A Secretaria de Saúde promoveu nesta última sexta-feira (01) no Cefor, a abertura das ações para o Novembro Azul que é uma campanha de conscientização para os homens a respeito de doenças masculinas com ênfase na prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“É importante desfazer esse preconceito, que alguns homens têm de cuidar da própria saúde, se o câncer de próstata for detectado no início as chances de cura são enormes”, fala o prefeito, Berg Lima. “Preparamos ações em combate ao câncer de próstata em todas as UBS, na UPA, no CRIS, na Policlínica e no Materno com palestras e marcação do exame PSA”, conclui o prefeito.

Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 45 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através da UBS. Geralmente, o primeiro exame solicitado pelo médico da unidade é o chamado PSA; caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do toque retal e, posteriormente, de ultrassom de próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito através da UBS.

“Vamos intensificar durante todo esse mês as ações de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem, estimulando bons hábitos, uma vida mais saudável”, afirma o secretário de saúde, Gilliard Abrantes.