Prefeitura de Bayeux aplica 9,3 mil vacinas em "Dia D Contra a Gripe"

O último sábado (4) foi dia de unir forças contra um vilão que já encontrou com muita gente: a gripe. Para isso, a Secretaria de Saúde de Bayeux promoveu o "Dia D contra a Influenza" em todas as Unidades Básicas de Saúde. O sábado foi o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, especialmente direcionada ao que o Ministério da Saúde identifica como "grupo prioritário" - crianças, idosos e gestantes, por exemplo.

“Para imunizar, o maior números de pessoas, nossas Unidades Básicas de Saúde foram abertas em horário especial neste sábado” falou o prefeito Berg Lima. “Precisamos cuidar e prevenir nossa população, nossa meta é imunizar cerca de 35.382 bayeuxenses. A influenza é uma doença perigosa, não podemos hesitar em combate-la”, finalizou.

“Tivemos um ótimo início de Campanha, superando nossas expectativas foram aplicadas 9.377 doses da vacina na população”, afirmou a secretária de Sáude, Gabriela Azevedo. “É importante que a população mantenha o calendário de vacinação atualizado, e também incentivem outras pessoas a tomarem a vacina, nossa campanha continua até o final desse mês de maio”, conclui a secretária.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Após contato com superfície recém-contaminadas, o agente infeccioso pode ser levado diretamente à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas são: início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza.