Comissão Municipal de Governança é nomeada para melhorar o ensino nas escolas de Bayeux

A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Educação, nomeou a Comissão Municipal de Governança para o processo de elaboração e reelaboração curricular do município, considerando a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), bem como estudos pautados nas Orientações Curriculares do Ensino. A nomeação ocorreu na terça-feira (3).

"Com a comissão, vamos trabalhar em conjunto para que o ensino nas escolas municipais de Bayeux receba uma atenção especial. A partir dos resultados apresentados, a gestão poderá fazer ajustes necessários na educação", falou o prefeito Berg Lima.

A medida foi adotada considerando a necessidade de adoção de medidas para o alcance da melhoria dos resultados da aprendizagem dos alunos, a importância do trabalho conjunto no processo de elaboração curricular e o compromisso por trabalhar em regime de colaboração, para oferta de uma educação pública de qualidade.

A comissão foi formada por dirigentes municipais de educação, representantes da equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, coordenação pedagógica, diretorias de educação infantil, Fundamental I, Fundamental II, EJA, representantes do Conselho Municipal de Educação, representantes da Rede Estadual, representantes da Rede Particular e representantes do Sindicato.

Dentre as atribuições da Comissão de Governança está à mobilização da comunidade escolar para o processo de elaboração curricular, validar o planejamento e cronograma de ações e disponibilizar materiais de estudo. Também são deveres da comissão orientar e zelar pela ampla comunicação do processo, estudar o histórico curricular do município, compor grupos de trabalho para produzir os textos do novo currículo e zelar pelo cumprimento das etapas subsequentes à elaboração do currículo.

Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.