Você sabe o que é a varíola dos macacos? O médico da UPA de Bayeux, Dr. André Lima explica pra gente um pouco sobre a doença!

 

A varíola dos macacos é uma zoonose viral, isto é, uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). Este vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos.

Segundo o médico Dr. André Lima, a varíola dos macacos não se espalha facilmente entre as pessoas
a proximidade é fator necessário para o contágio. Sendo assim, a doença ocorre quando o indivíduo tem contato muito próximo e direto com um animal infectado (acredita se que os roedores sejam o principal reservatório animal para os humanos) ou com outros indivíduos
infectados por meio das secreções das lesões de pele e mucosas ou gotículas do sistema respiratório.
A transmissão pode ocorrer também pelo contato com objetos contaminados com fluídos das lesões do paciente infectado
isso inclui contato a pele ou
material que teve contato com a pele, por exemplo as toalhas ou lençóis usados por alguém doente.

O médico alerta para fcar atento aos sintomas e buscar
atendimento médico, evitar o contato próximo com pessoas
infectadas ou com suspeita de infecção, nada de toque, beijo ou sexo, limitar o número de parceiros sexuais, evitar compartilhamento de objetos, incluindo roupas de cama e toalhas, não estigmatizar a doença, porque qualquer pessoa pode contrair o vírus, usar máscaras, cobrir braços e pernas em aglomerações e higienizar sempre as mãos.

Caso você esteja com algum desses sintomas, procurar a UPA de Bayeux , como também algum posto de saúde mais próximo da sua residência.