Agosto Dourado: Campanha de conscientização sobre o aleitamento materno acontece no Município de Bayeux

Na manhã desta segunda-feira (01), a Prefeitura de Bayeux , por meio da Secretaria Municipal de saúde, deu início ao ‘Agosto Dourado’. A campanha mobiliza para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As ações de conscientização ocorrerão na Maternidade João Marcicano e nas UBS do município.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

Para a Secretária de saúde do município, Rosiene Sarinho, é fundamental o envolvimento de toda sociedade na proteção e no apoio à amamentação. “Todos e todas podemos contribuir acolhendo uma mãe e não julgando, tendo um olhar da prática do aleitamento como um ato normal de amor, carinho e cuidado. Podemos exercer essa proteção com nossos pares (parentes, amigas), com nossas pacientes (quando profissionais de saúde), como comunidade e enquanto poder público, no desenvolvimento de políticas públicas efetivas e direcionadas ao incentivo da amamentação”, destacou a secretária.

O leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

Confira a programação completa do Agosto Dourado:

– 01 à 07 ( semana mundial da amamentação). Ações informativas nos serviços.

01/08- Abertura
Palestra no Materno
Coffe brake
(9:00 hs)

Materno
Palestra com gestantes do alto risco sobre amamentação.

Materno
05/08- Dia nacional da saúde.
05/08- Dia nacional da Vigilância sanitária.

15/08 – Dia da Gestante
Roda de conversa com gestantes nas Ubs. (Manejo clínico da lactação.)

UBS
25/08- Encerramento do agosto dourado.
Capacitação dos profissionais sobre amamentação.

27/08 – Dia do psicólogo.

31/08 – Dia do Nutricionista