Covid-19: Bayeux recebe 1.180 doses da vacina de Oxford e CoronaVac

O município de Bayeux recebeu nessa quarta-feira (27), novos lotes de imunizantes contra a covid-19. A remessa foi entregue pelo governo do estado ao secretário de Saúde do município, Nelson Soares. Foram 140 doses da vacina CoronaVac e 1.040 de Oxford/AstraZeneca.
 
De acordo com o secretário, ainda não há previsão para o início da imunização com este segundo lote. A Vigilância Epidemiológica está realizando um novo planejamento para a distribuição das novas doses. Entretanto, há previsão é de que a vacinação desse lote comece na segunda-feira (1º).


“Recebi pessoalmente os lotes das vacinas para imunizar as pessoas que estão dentro dos grupos de prioridades. Por causa da chegada dessas novas vacinas, suspendemos a aplicação hoje (28) e sexta-feira (29) para que possamos montar o cronograma e assim começar uma campanha de imunização a partir da próxima segunda (1º). Vale salientar que vamos divulgar um novo calendário provavelmente até o sábado (30). As vacinas estão armazenadas em local seguro e apropriado”, disse o secretário.
 
Soares lembrou que a pessoa que receberá o imunizante não poderá escolher qual tipo de vacina ela quer que seja aplicada, se a de Oxford ou a CoronaVac. Essa nova remessa que foi destinada aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde integra o lote de dois milhões de doses da vacina importadas da Índia.


Mesmo com o início da vacinação, o secretário reforçou que a prevenção ainda é a única maneira para evitar a Covid-19. “É imprescindível que as pessoas continuem seguindo os protocolos de higiene: limpar as mãos com frequência com álcool em gel 70%, usar máscara cobrindo completamente o nariz e a boca, evitar aglomerações e, se possível, permanecer em casa”, avisou.