Semaby e Grupamento de Defesa Ambiental realizam apreensão de extração de serrapilheira e areia vegetal

Do(a) Prefeitura Municipal de Bayeux por Coordecom em 12/11/2018 às 09:38



A Secretaria de Meio Ambiente, junto com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), após atender uma denúncia feita pala população, realizou a apreensão de sacos de serrapilheira e areia vegetal, extraídos em Área de Preservação Permanente, no bairro Mario Andreazza. O responsável pela extração, irá sofrer as penalidades previstas em Lei de infrações contra a flora e responderá na esfera administrativa, efetuando o pagamento de multa que pode ser de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). 

O responsável também irá responder na esfera criminal, com uma pena alternativa e, caso seja reincidente, deverá cumprir, em regime fechado, pena de um a três anos de reclusão. 

A serrapilheira é uma camada encontrada acima do solo e é formada por restos de folhas, galhos, frutos e demais partes vegetais e animais. Ela pode parecer uma camada sem importância, sendo apenas um “lixo” que as plantas e animais descartam no solo, porém quantidades significativas de nutrientes podem retornar ao solo através da decomposição desses componentes. Já a areia vegetal é proibida ser retirada de Áreas de Preservação permanente, sem a devida autorização.

Tempo

Bayeux

Mín 24ºC
28º
Máx 32ºC
Variação de nebulosidade