Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra raiva animal

Do(a) Prefeitura Municipal de Bayeux por Coordecom em 18/09/2018 às 12:29

A Prefeitura municipal de Bayeux, através da Secretaria de Saúde e a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses lançou, na última segunda- feira (17), a campanha de vacinação contra a Raiva animal.

A campanha será dividida em duas etapas: equipes que irão percorrer pontos de difícil acesso da população em todos os bairros, durante toda semana e o dia “D”, que será no próximo sábado (22).

De acordo com o diretor da Unidade de Controle de Zoonoses, Ikaru de Jesus, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais e da população. Ele explicou que "a idade mínima para vacinação é de três meses. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”.

Durante a vacinação, os proprietários devem adotar algumas medidas de segurança ao levar seu animal. O cão deve estar devidamente com guia e coleira, em caso de cão bravo deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas. Dessa forma o animal e a equipe de vacinação estarão seguros de eventuais acidentes.

No próximo sábado (22), ocorre o dia “D” de vacinação, com o oferecimento do serviço em 22 postos locais, no horário de 8h às 17h. A meta desta campanha é  imunizar 80% da população 13.888 mil animais este ano, entre cães e gatos em toda a cidade.

Para que o animal seja vacinado, o proprietário deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

Possibilidade de chuva