Prefeitura oferta diversos serviços de Assistência Social através do Cras; Saiba quais e onde encontrar

Do(a) Prefeitura Municipal de Bayeux por Andreza Andrade em 10/08/2018 às 11:00

A Prefeitura Municipal de Bayeux dispõe de vários serviços que beneficiam a população, um deles é oferecido pela Secretaria de Trabalho e Ação Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que é a porta de entrada da Assistência Social, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade e tem o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

O Cras é uma unidade pública estatal que oferta o Sistema Único de Assistência Social (SUS).  Faz parte da proteção social básica, que tem função preventiva, no sentido de fortalecer vínculos familiares e comunitários.

O Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos Programas, serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se uma referência para a população local e para os serviços setoriais.  Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de oficinas, palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns do cotidiano familiar e comunitário.

Sob o comando da secretária de Ação Social, Ediclê Travassos, a equipe do Cras é composta por assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais (pedagogos, educadores físicos).

Serviços ofertados

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).  São realizadas oficinas de artes, música, dança, Educação física, dentre outros.

No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Como acessar os serviços

O acesso aos serviços acontece por demanda espontânea, encaminhamento da rede socioassistencial, como também pela própria busca do cidadão que tiver necessidade de usufruir de algum serviço.

Neste último caso, é necessário que o cidadão procure uma das Sedes do Cras, que estão localizadas nos seguintes bairros:

• Imaculada: Rua Castro Alves, S/N
  • Mário Andreazza: Rua José de Alencar, 34
  • SESI: Rua Marechal Costa e Silva, 323
  • Jardim Aeroporto: Rua Presidente Epitácio Pessoa, 28

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Possibilidade de chuva