Prefeitura de Bayeux realiza exames de mamografias para moradoras da cidade

A prevenção ao câncer de mama e as chances de cura com uma descoberta mais precoce da doença levaram a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Bayeux a realizar um mutirão de exames de mamografia nesta quarta e quinta-feira (20), em mulheres que agendaram o exame nas unidades de saúde de seus bairros. Pelo menos 110 mulheres estão sendo atendidas em um ônibus itinerante instalado na frente do Hospital Materno Infantil.

Prefeitura de Bayeux realiza exames de mamografias para moradoras da cidade

O trabalho está sendo desenvolvido através de uma parceria com a Leal Med, contribuindo para reduzir a demanda por este tipo de atendimento na rede de saúde do município. A moradora do bairro da Imaculada Josinalva Melo disse que ficou contente, pois depois de mais de um ano na fila de espera, conseguir realizar o exame. “Fico satisfeita em poder realizar minha mamografia. Infelizmente não tenho condições de fazer particular e agora vejo que a saúde está começando a funcionar na nossa cidade, ajudando não só a mim, mas também a várias outras mulheres”, disse.

De acordo com a Diretora Geral da Saúde Haline Leite, esse multirão de exames de mamografias vai fazer com que seja reduzida a lista de espera. “Muitas mulheres já vem aguardando há muito tempo para realizá-lo e nós reconhecemos a importância deste exame para as mulheres. A atual gestão tem a preocupação de cuidar da mulher, fortalecer as políticas de atenção à mulher e também promover o autocuidado”, disse.

O prefeito Berg Lima que esteve presente no primeiro dia do evento destacou a importância de desafogar a espera da realizações dessas mamografias. “As mulheres do nosso município esperam há anos por esses exames, nossa gestão está atuante na saúde preventiva e especificamente na saúde da mulher. Vamos avançar ainda mais nessas ações, destacou.