Prefeito Berg Lima regulamenta a criação do Grupamento de Defesa Ambiental em Bayeux

O prefeito Berg Lima regulamentou na tarde desta quarta-feira (19), através de decreto, a criação do Grupamento de Defesa Ambiental, vinculado à Guarda Civil Municipal, com a finalidade de proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural e ambiental do município. Há 11 anos a lei foi criada e, agora, na atual gestão foi regulamentada. A solenidade foi marcada com a entrega da viatura e do fardamento.

Durante a solenidade, o prefeito Berg Lima, falou sobre a importância da criação do Grupamento de Defesa Ambiental. “A guarda ambiental vai garantir a segurança do município, contribuindo para a preservação e recuperação do meio ambiente em Bayeux”, disse.

O Grupamento Ambiental de Defesa Ambiental é composto por 23 guardas, que irão agir na fiscalização e proteção das áreas de preservação ambiental e de mananciais da cidade. “Esse equipamento que apresentamos hoje vai atuar com uma equipe efetiva, cuidando de Bayeux. São 11 anos de espera por essa notícia e hoje podemos ver um gestor anunciar esse grande ato pela cidade”, relatou o secretário de Segurança e Proteção Social, Paulo Coelho.

Trabalhando como guarda municipal há cinco anos, Alvino Machado de Araújo, relatou sobre a seriedade e o compromisso que o Grupamento de Defesa Ambiental terá em ajudar na proteção do município. “Sou guarda municipal há cinco anos e hoje posso dizer que estarei fazendo um serviço mais completo. Além de guarda, sou formado em Gestão Ambiental, e é uma honra contribuir com a preservação do meio ambiente”, comentou.

Um dos destaques da solenidade foi o novo membro da guardo o cão Apolo, um labrador de 11 meses que está em preparação para ajudar no trabalho da guarda. “Estamos treinando o Apollo para nos ajudar no trabalho de proteção ambiental. Esperamos em breve ter outros animais nos ajudando neste trabalho”, relatou o Guarda Araújo.

A solenidade contou com as presenças da secretária do Meio Ambiente, Fabiana do Donato; do Secretário de Esporte, Cultura e Lazer Johannes Carneiro; do secretário de Indústria e Comércio Ramon Acioli; do comandante da Guarda Civil Municipal, capitão Nascimento; do Secretário da Fazenda Jeandro Dantas; do Comandante do batalhão Ambiental, Major Lucas Claro; do Vereador Betinho da RS; e do Procurador do Município Israel Rêmora.